Sobre o tal do minimalismo
Conheci este movimento no ensino médio, em Artes. E foi bem aí que ele surgiu, no campo artístico, em meados dos anos 60, para então atingir o campo social. Hoje o minimalismo também é um estilo de vida, inclusive está atingindo a moda.
O que me chamou atenção nisso foi um dos princípios do movimento: ter somente o necessário e o que realmente te faz feliz.
Se 30 peças de roupas para você realmente te faz feliz e supre a sua necessidade, beleza. Mas é impossível alguém afirmar que é necessário 1.000 peças de roupas para ser feliz, pois a verdade é que o excesso acumula tralha e provavelmente peças inúteis.
Existem muitas matérias e vídeos sobre isso atualmente, mas para quem está interessado neste estilo de vida é importante entender os princípios:
*Não é sobre desapegar de tudo, nem 99% das suas coisas, nem 50%, é sobre desapegar daquilo de que você não precisa e não te traz felicidade
*É sobre o meio ambiente: quanto menos você consome desnecessariamente, menos gasta os recursos naturais da Terra, que são finitos
*É sobre economizar no que não tem tanta importância para investir naquilo que tem muita importância para você. Exemplo, se para você viajar é muito importante e ter sapatos caros não é tão importante, você corta os gastos nos sapatos para viajar mais, e assim, ser mais feliz.
Bom, estes são os princípios básicos, e se você tiver mais curiosidade, quero deixar aqui o conteúdo principal que clareou muito minha mente sobre isso: o documentário "Minimalismo" da Netflix e no Youtube, que explica as razões do minimalismo e algumas dicas de como aplicar.
Por fim, acredito de que o estilo social minimalismo tem um fundo cristão: as igrejas primitivas doavam tudo o que sobrava, os ricos vendiam as suas propriedades para ajudar os pobres, as pessoas viviam com o necessário e assim nasceram as igrejas (At 2:42-47). Uma pena que o maligno corrompeu o coração de muitos para buscarem a riqueza acima da paz, e ainda corrompe, mas creio que podemos voltar às primícias e buscar uma vida mais equilibrada.
O Rei Salomão já aconselhou há muitos anos "melhor é ter um punhado com tranquilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás do vento" (Ec 4:6). Que possamos experimentar desta tranquilidade.
Deus tem sempre muito mais pra nós.
(T.O.Reis)
