Sobre a depressão



Hello, princesas.

Estou participando de um projeto chamado Inspiração, no qual eu e outras blogueiras escrevemos para ajudar pessoas. Nosso primeiro tema foi depressão, e eu já havia escrito sobre isso uma vez aqui no blog (clique para ver), mas desta vez, trarei de forma mais sucintaE sobre este tema, minha amiga que é estudante de psicologia, Caroline Chrispim, escreveu pra você entender mais como lhe dar com a depressão.


"Eu aprendi que a depressão não é uma frescura, ela existe sim e precisa ser tratada. Por muitas vezes ignoramos isso e as pessoas que tem depressão, acabam caindo em um poço sem fim. Tratar uma doença física não é a mesma coisa que tratar um doença da alma, a depressão por muitas vezes é causada por situações que levaram aquela pessoa a pensar em desistir de tudo e que nada mais faz sentido pra ela. Uma doença física você trata com remédio, mas e uma doença da alma, se trata com o quê?
A depressão é um distúrbio afetivo. Pessoas que sofrem com distúrbios de depressão apresentam uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas.
Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeado por algum fato cotidiano, já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave
O tratamento da depressão se dá através da psicoterapia que vai levar o paciente a entender os fatores que o levaram a tal, e também, exercícios físicos ajudam muito no tratamento.
As pessoas que estão de fora e olham a situação também podem ajudar essas pessoas que tem depressão, uma forma de ajudar é não levar a depressão como frescura ou uma modinha, entender o que se passa com a pessoa e indicá-la a um tratamento com um psicólogo."

Um recado muitíssimo importante para quem percebeu a depressão em si mesmo ou no próximo: procure ajuda. Não neglicencie isso. O que mais marca a vida de um depressivo é não ter com quem desabafar, mas busque uma pessoa e/ou um especialista. Se o problema for o valor pago pela consulta, saiba que, normalmente, em faculdades ou universidades de psicologia há acompanhamento gratuito, vale a pena bucar. Porque um especialista sabe exatamente como tratar o estágio em que a doença se encontra.


E o melhor conselho que eu poderia dar: não se esqueça de Deus. Lembre-se e pense em tudo o que for bom, encha e ocupe sua mente do que é bom. E Deus inspirou mais de 2000 páginas para te alcançar e se encontra na Bíblia, livro que é até recomendado por alguns psicólogos em alguns tratamentos. Um livro que traz esperança.

O livro mais triste da Bíblia, chamado Lamentações, diz:



"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca."   - Lamentações 3:21-25

Se quiser saber mais sobre isso, veja meu outro texto (clique aqui), em que falo sobre um filme que trata isso, e pessoas da Bíblia que passaram por depressão (inclusive Jesus!).

E para resgatar o meu antigo costume por aqui:
Beijos do Rei, do Príncipe e do Conselheiro.

Eles têm sempre muito mais pra nós!




Posts mais vistos da semana:

Como eu consegui perdoar

Onde queremos chegar ?

Sobre as autoras

Céu, um grande quadro

Feminista ou feminina?