A maior guerra que vivemos todo dia

A metafísica diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

Se você parar para pensar, é exatamente disso que o apóstolo Paulo se referiu em Gálatas 5:17:

"Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem."

Principalmente depois que nos batizamos isso se torna claro como água. Vivemos assim: ou nossa natureza domina ou o Espírito domina.

Um ou outro. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço. É realmente um ou outro.

Um exemplo simples, quando uma pessoa tropeça e derruba suco na sua roupa, você tem duas escolhas: xingar OU se dominar.

Se irritar é normal. A Bíblia diz: "Quando vocês ficarem irados, não pequem" (Ef 4:26).

Xingar é carnal (natureza humana). E se dominar é espiritual (Espírito Santo).

Respirar fundo e dizer "cuidado na próxima, viu", sabendo que isso se resolve, é espiritual. Você também desequilibra, ué, pode derramar suco um dia. Isso pode se resolver com uma risada, tendo bom humor e ao lavar a roupa, não é?

Afinal, o pecado prejudica mais nós mesmos do que os outros. Xingamento, estresse e o aumento da sua raiva, além de baixar as suas energias, te adoece.

Que nos lembremos disso: dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ou deixamos o Espírito Santo agir ou deixamos a nossa natureza pecaminosa agir. 

"As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros." - Gálatas 5:19-26

Há uma historinha que compara nossa carne e o espírito como dois lobos numa luta feroz. Quem vai vencer? O que estiver mais alimentado.

Para alimentar o Espírito Santo precisamos nos conectar mais com Ele: louvor, ler e ouvir as Palavras inspiradas por Ele.

Para alimentar a carne é só seguir nossos instintos animais e impulsivos como o que está escrito no versículo acima: invejar, orgulhar, brigar, imoralizar, etc.

Quem vai vencer? Quem estiver mais alimentado.




Posts mais vistos da semana:

Como que Deus tratou a depressão na Bíblia?

Já sentiu intolerância espiritual?

Carregada...