Saiba de onde veio a palavra felicidade

A Etimologia estuda a origem das palavras e o legal é que conseguimos entender mais uma palavra pela etimologia do que pelo significado.

A etimologia de “felicidade” vem do grego “PHYO” (“fecundo”, “produtivo”) através do latim “Felicitas” (de “FELIX”, “Feliz”), diretamente associado a fértil (fertĭlis).

Já parou para pensar que ser feliz, originalmente, significa ser produtivo?

Mas produtivo exatamente do quê, será?

Obviamente não se refere apenas a ser fecundo, como ter muitos filhos, mas também ao que referimos como "mente fértil", no bom sentido: criatividade. E também não se refere à uma produtividade exagerada, e sim, uma produtividade de qualidade em todos os sentidos da nossa vida.

Então, significa que a tristeza seria o oposto: improdutividade. Pois é, normalmente nos entristecemos quando somos improdutivos ou tivemos uma colheita ruim na vida.

Mas isso muitas vezes não está em nosso controle. Não escolhemos os ventos, mas escolhemos os nossos passos. Ou seja, não escolhemos as situações, mas as nossas reações.

Será que conseguirmos produzir algo bom de uma situação ruim?

Pois a felicidade está em gerar, criar e transformar o que temos.

Transformar uma pequena semente em uma linda colheita...

Pois a vida nos dá muitas sementes, será que estamos sendo férteis? Em outras palavras, a vida nos dá muitas oportunidades, será que estamos sendo felizes?

"Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna. Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos."- Gálatas 6:8‭-‬9 NVT




Deus tem sempre muito mais para nós!


Posts mais vistos da semana:

Como que Deus tratou a depressão na Bíblia?

Já sentiu intolerância espiritual?

Carregada...