Antiga pedra, novo coração

Ao comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, o ser humano precisou de sabedoria para lidar com isso.

Por isso, no Antigo Testamento, também chamado de Antiga Aliança, vemos os 10 mandamentos escritos em blocos de pedras.

Esses mandamentos de Deus protegiam o Seu povo do mal, do pecado, da falta de amor. Eles ensinavam o certo e o errado, chamado de lei moral. 

Além dos 10, haviam outras 613 leis chamadas leis cerimoniais. Nessas leis, Deus ensinava o Seu povo sobre proteção, alimentação, convívio social, higiene, sacrifícios, etc. Inclusive quando uma pessoa pecava, um cordeiro era morto em seu lugar. Era a transferência de pecado do culpado para o inocente. Para que a pessoa não morresse, o inocente tomava o seu lugar.

Muitos animais foram mortos desde então.

O povo era muito rebelde, desobedecia e caía inúmeras vezes. Até parece um pouco com a gente, não é? Infelizmente.

Devido a isso, Moisés quebrou com raiva os primeiros blocos de pedra. Então Deus os escreveu pela segunda vez. 

O povo continuou desobedecendo. Não precisou que Moisés quebrasse os blocos novamente. O povo as quebrou espiritualmente.

Porém, na terceira vez, quando Deus escreveu os mandamentos de novo, foi diferente.

Já não era necessário nenhum animal morrer. Porque um homem inocente se voluntariou em nosso lugar. "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" - João 1:29. Esse homem foi Jesus.

Por causa de Jesus, as antigas pedras, duras, frias e resistentes se transformaram em corações. No meu e no seu coração.

"(...) vocês são uma carta escrita pelo próprio Cristo e entregue por nós. Ela não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; ela não está gravada em placas de pedra, mas em corações humanos." - 2Coríntios 3:3

É por isso que Jesus diz "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei — nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas." - Mateus 5:8

"Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue (...)" - 1Co 11:16

Aqueles que deixam o Espírito Santo de Jesus entrar em seus corações, percebem a suave e pacífica voz dEle dizendo a vontade de Deus. Ele escreveu em nós os seus mandamentos. 

O que seria de nós, sem esse Deus misericordioso?

Deixe a sua dureza, frieza e resistência quebrar.

Deixe Ele escrever em seu coração
Não existe lugar melhor.




Posts mais vistos da semana:

Como que Deus tratou a depressão na Bíblia?

Já sentiu intolerância espiritual?

Carregada...