Sobre Adolescência




Você tem entre 14 e 18 anos?? Então sugiro que dedique uns 10 minutinhos pra essa texto, pois com certeza será muito edificante!!! Já vou dizendo de que o texto é grande, mas vale à pena, e que tal dar um mergulho nesse mundo da Adolescência?  #Bora! :)

Período
 A adolescência é vista como um período que liga a infância da idade adulta. Varia-se a idade de seu início e seu fim, sendo diferente em algumas nações. No Brasil considera-se que a adolescência começa-se com 13 anos e vai até os 18 anos. Ou seja, acompanhando o último post "Sobre pré-adolescência", a adolescência vem depois desse período, começando-se com uns 14 anos. Na minha opinião, ela se inicia sim com14, mas acho que só começa mesmo de fato aos 15 anos. Pois é a idade que muitas entram no Ensino Médio, e marca um novo período na vida da pré-adolescente. É quando ela vai percebendo aquele lado "menina" indo embora, aquelas fofuras (e molezas!haha) da pré-adolescência dizendo "tchauzinho!", e assim, passa a amadurecer mais. Afinal, é nesse período que começamos a nos tornar mais moças. Começamos...
Como faço aniversário no meio do ano, havia entrado no Ensino Médio com 14 anos. Com certeza, foi um período muito novo pra mim. Fui para uma escola onde eu só conhecia uma pessoa e mesmo assim ela não estudava na mesma sala que eu. Ou seja, eu não conhecia ninguém da minha sala (mais adiante prossigo a história hehe ;).

No Ensino Médio, então, percebe-se que aquela gracinha do Fundamental acabara. Afinal, é depois desse período que você terá que decidir o que você vai ter que fazer da vida (só isso kkkkkkk). Enem, vestibular, técnicos, mercado de trabalho... Tudo isso fica de cara com você no final do Ensino Médio, e você sabe que um dia terá de encará-los...
Então, muda-se um pouco o ritmo da situação, dependendo da escola. Tudo aquilo que você estudou (ou não kkk) no Fundamental você APRENDE bem mais firme no Ensino Médio e sabe que se não levar a sério não vai ter mais volta (:o)você terá que carregar pra vida.

Mas não acaba aí. A adolescência acaba cobrando de você  - naturalmente - mais responsabilidade e disciplina, o que é uma GUERRA pra qualquer adolescente, afinal, é exatamente o contrário do que a maioria (ou todos msm kkk \o) são. Esse é um período que ainda é difícil aceitar que já não se é mais criança, por isso é a fase dos "protestos". Principalmente com os pais (tadinhos dos pais... ><) e as autoridades. Não queremos as coisas do jeito que são, queremos do nosso jeito e como a vida não é assim nem nada, dá conflito. Muitos conflitos.

É um período que, inicialmente, te faz pensar muito na vida... Tipo, o mundo diz "olá, bem-vindo", e sinceramente esse "olá" do mundo não é nada amigável. Querendo ou não, nada do "mundo" realmente presta. 

Dependendo do lado que você estiver, ou será desesperador ou será esclarecedor seu período da adolescência. 

Me refiro ao caminhar com Deus e ao caminhar com o mundo. Como disse no texto anterior, o mundo só quer matar, roubar  e destruir, e o único que pode realmente oferecer um Caminho, uma Verdade e Vida é Deus. Caminhando com Ele, sua adolescência é um período que fica cada vez mais claro, cada vez com mais sentido, mais razão e mais Vida, como acontece comigo :))
Escrevo isso pois todos os adolescentes, nessa fase, percebem que passamos a "filosofar" mais sobre a vida, procurando sentidos e razões para nos firmar.

E a adolescência é isso, um período para nossos primeiros tijolinhos, nossas primeiras construções, nossos primeiros firmamentos, que irá fazer toda a diferença para o resto de nossas vidas.

Para nós, garotas, as novidades da pré-adolescência já não são mais novidades assim, porém o coração já não é mais aquelas "nuvens" da pré-adolescência e passamos a colocar mais os pés no chão. O que não é NADA fácil para nenhuma adolescente. Firmar os pés no chão é quase um sacrifício, eu sei. Entendo pois somos sonhadoras, românticas e sentimentais... Até que o mundo real vem, e acaba com tudo. Ou seja, é um período em que muitas adolescentes podem enfrentar síndromes como bipolaridade, ansiedade, depressão, anorexia, bulimia, etc... Devido a não saber lhe dar com o coração ou sofrer com as consequências do mundo real. Pois isso o caminhar com Deus nesse período faz tanta diferença. Ele nos ajuda a nos firmarmos em algo que realmente vale à pena (e é eterno!), e vencermos todas as batalhas da vida. E isso fará uma diferença enorme não só para adolescência, mas para o resto da vida.

Galeras
Uma das coisas mais marcantes da adolescência é as galeras, encontradas nas ruas, nas escolas, nas igrejas, nos clubes, etc. O próprio Ensino Médio naturalmente faz com que surja muitas "panelinhas". E provavelmente, você, adolescente, faz parte de alguma (hehe). Voltando à minha história de "chegada ao Ensino Médio", pude perceber a formação das panelinhas logo no primeiro e no segundo dia. Aqueles que já se conheciam se juntavam, a "galera" mais extravagante se juntava também, e a "galera" mais tímida também se juntava, e já no segundo dia as "panelinhas" já estavam praticamente formadas. Porém, apesar das galeras serem uma excelente forma de ter amizades e conhecer mais as pessoas, é preciso se atentar pra que tipo de galera você se envolve. É muito mais fácil ser influenciada do que influenciar. Algumas meninas se prendem tanto a certas galeras ou amigas, que a vida inteira dela é modificada, você conhece alguém assim? Ou você é assim? O problema das galeras é que elas fazem com que você passe a imitar tudo o que elas são, fazem e falam. Isso pode ser bom ou ruim. Para entender mais sobre isso, tente pensar se suas notas, seu desempenho na escola, seu relacionamento com seus pais e sua família são modificados por causa das galeras. Se isso melhora, então com certeza é uma boa galera. Mas se isso piora, com certeza é hora de cair fora! É difícil para vários adolescentes se desfazerem de galeras e certos amigos, mas algumas coisas precisam ser arrancadas pela raíz, se isso só faz mal. Fuja, caia fora, não dê atenção, faça novos amigos, para não prejudicar sua própria vida. No começo pode ser difícil, mas no final das contas você perceberá que isso foi recompensador e gratificante :D.
Relacionamentos
Outra coisa bem marcante na adolescência são os relacionamentos. Amizades, namoros, podem ser muito influenciadores e poderosos na vida de muitos adolescentes ou para o bem ou para o mal. Como ainda não se tem experiência, é muito importante dar atenção a conselhos por quem já passou pela mesma fase que a sua. Ilusões, abusos, relacionamentos tóxicos e destruidores pode transformar radicalmente uma adolescente se ela não vigiar em seus relacionamentos. Como disse no texto sobre Pré-Adolescência, é importante ficar perto de pessoas que te constroem. Nós, garotas, costumamos nos apegar muito fácil as pessoas que nos agradam. E isso pode ser uma grande dificuldade quando o assunto é se afastar dessas pessoas. Mas é preciso ter em mente de que muito ainda virá pela frente e é preciso ter ao seu lado apenas as pessoas que te levam para frente, te fazem crescer e melhorar. Se por acaso você tem amizades e namoros que não são assim, procure mudar o rumo. Volte, e vá para o caminho certo, ainda que isso signifique abrir mão de tudo o que você andava seguindo (e achava que era o certo), ou seja, desfazer suas amizades e namoros. Pode ser difícil, só que mais difícil ainda é enfrentar as consequências do caminho errado. A Bíblia diz que o caminho errado leva à morte. Tudo começa com pequenos passos, que no final de tudo não tem outro interesse se não destruir completamente a vida, sonhos, e tantos propósitos bons que Deus teria pra você.
Mas se por acaso você entrou em um caminho errado e perdeu muitas coisas, como diz a música da Marcela Taís, "se ainda há ar, se ainda a vida, ainda não acabou, ainda há saída". Recorra a Deus. Peça a Ele para tomar o rumo de sua vida e passe a aceitar as mudanças que Ele fizer em sua vida. Ele conduzirá você ao caminho certo, que no final das contas, te leva para a Vida Eterna! Ele transformará sua vida de acordo com os sonhos e propósitos que Ele sempre teve pra você. E você verá isso acontecer.
Agora se você encontrar uma pessoa que seja assim, te leve para frente, te construa e te faça melhorar, é interessante conversar com seus pais a respeito dessa pessoa e sobre que idade seria mais apropriada para você começar um compromisso. Se seus pais aprovarem, e o rapaz a família dele também, e é claro principalmente se Deus aprovar, com certeza será uma bênção em sua vida esse relacionamento. E é interessante procurar ajudar as outras adolescentes também, sendo bom exemplo e influenciadores do bem, fazendo com que o melhor de vocês dois construam um ao outro e assim faça o bem a outras vidas ao redor.
Os pais
Outra coisa que vem a mente de muitos quando pensam em adolescência, é a rebeldia e problemas com os pais. Ás vezes os adolescentes têm uma família desestruturada e não se conformam com isso.
Mas só ficar no inconformismo não faz de você algo melhor, é importante agir. Primeiro, tendo a consciência de que seus pais viveram mais. Segundo, entendendo que eles também erram, mas que apesar de tudo, são as pessoas no mundo que mais querem o melhor para você, ainda que isso signifique se sacrificar por você; trabalhar, preocupar, estressar, se doar e dar a vida por você se for preciso. Isso é o preço que eles pagam para que você tenha uma vida melhor do que a deles. Eles te amam, de uma forma ou de outra. Em vez de reclamar, você pode amar. E amar significa agir, abrir mão, renunciar, se sacrificar. Abra mão de você mesma e passe a ajudá-los naquilo que eles precisarem. Aceite o que eles imporem, crendo de que Deus te recompensará, pois Ele recompensa mesmo (Ef 6:1-3). Ponha suas expectativas em Deus, ore pelos seus pais, tome atitude.
Meu professor uma vez disse uma frase que marcou muito, ela é assim: "Não adianta querer mudar o mundo, se você não tem atitude nem para arrumar seu quarto". E é verdade. Se não temos atitude para poucas coisas, quem dirá com as grandes. Faça a diferença. As melhores pessoas no mundo começaram com
pouco. É desse jeito que se faz a diferença.

Futuro
Uma marca também muito importante que não poderia deixar de mencionar, é sobre o futuro. Dúvidas, medos, inquietações, ansiedades, costumam apavorar as adolescentes quando o assunto é o futuro. Pois não sabemos nem temos a certeza de nada. Eu passei por esse período no meu primeiro ano de Ensino Médio e você que é garota com certeza vai me entender, mas cheguei a chorar várias vezes por causa disso. Eu não tinha a certeza de nada e tinha medo de não conseguir cumprir minhas metas. Mas consegui vencer esse período, e vou te passar a receita ;). Passei a compreender que minha vida pertence a Deus, e somente Ele poderia determinar o meu futuro de acordo com o que Ele tinha pra mim e não de acordo com o que eu tinha pra mim. Aos poucos, passei a me desgrudar dos meus sonhos e os entregar nas mãos de Deus. Foi muito difícil pra mim. Mas depois de muitas quedas e decepções, entendi que eu não tinha nem podia ter o controle sobre isso. E que por mais que eu não soubesse, podia me firmar e ter a certeza de que Deus teria os melhores sonhos para minha vida, de acordo com a boa, perfeita e agradável vontade dEle (Rm 12:2). Bastava parar de querer controlar as coisas e confiar mais.
Me diga, o que pode ser melhor do que os Propósitos de Deus? Desde o Princípio, tudo o que Ele fez era perfeito e bom. Por causa da enganação, nós nos corrompemos, mas não podemos deixar de lembrar que Ele nos ama e nos quer pra Ele. Sempre quis. Ele deu o seu Único Filho por nós, o que mais Ele não faria por nós (Rm 8:32)? Ele nos ama infinitamente, e podemos ter a certeza de que nosso futuro está em boas mãos. Confie nEle também, se aproxime dEle, leia a Bíblia, e se firme nessa Verdade que jamais se abala! <3
Melhores dicas
É importante na adolescência não ficar parada, não criar pó, pois isso só faz mal. Se isolar e se fechar pode fazer um mal terrível, difícil de se recuperar depois. Entendo isso porque eu costumava ser muito tímida quando o assunto era se enturmar. Me fechava muito, mas sinceramente, se você também tem esse problema, entenda que isso só se baseia em medo. É preciso ir com medo mesmo. Entender que cada um tem a sua luta e que as pessoas merecem amor, assim como você também merece amor. Se achegar mais, se abrir mais, se importar mais e incomodar mais pode ser a chave para você sair da empoeiração (kkkk). Pense em Jesus. Ele era super enturmado porque amava as pessoas, independente de quem elas eram. Ele se aproximava e dava o seu melhor a todos. É assim que precisamos ser. Correr o risco, ser vulnerável, pagar o preço, mas não ficar parada. Fazer aos outros o que você gostaria que fizessem a você e talvez seja se aproximar mais. Isso ajuda a você conhecer mais as pessoas, desabafar, compreender e se tornar mais sábia. E garante boas risadas!

Use a sua energia, vigor e força para fazer o bem, porque isso é passageiro. A adolescência é uma vez só na vida e você precisa aproveitar direito. Use suas habilidades e dons para fazer o bem, pois você não imagina o tamanho do impacto que isso pode causar nas pessoas. Vidas inteiras podem ser transformadas pelos seus gestos. Você pode participar de uma transformação muito boa, simplesmente dando o seu melhor como Jesus deu. Lembre-se que aquilo que se planta é aquilo que se colhe. A colheita será grande e boa no futuro se a partir de agora você passar a plantar muitas sementes boas por aí.
Coisas legais para se fazer na adolescência é ter amizade com galeras de igreja,
participar de eventos da igreja (como passeios, convenções, retiros), aprender a tocar instrumentos, aprender um idioma, tirar fotos, praticar esportes, estudar para vestibulares, escrever diários (metas de vida), ir ao cinema, prestar trabalhos voluntário, viajar em família, a lista pode ser infinita... e também você pode ter muitas boas ideias nessa fase tão boa.

Lembre-se que no finzinho da adolescência, o Enem, o vestibular, os cursos e o mercado de trabalho estarão de cara com você e daí já não terá mais volta. É importante estar bem vivida, para então, fazer boas escolhas e tomar rumos agradáveis para sua vida desde então. Lembre-se também que, seguindo o caminho de Deus, é garantido que sua vida será um sucesso, pois seguindo a Vontade dEle pra você (que Ele pode te revelar ao longo de sua jornada/adolescência), você com certeza será uma mulher virtuosa, e terá todos os seus sonhos realizados! *----*

Além disso, existem muitos livros bons para se ler nesse período, e o legal é ampliar seu conhecimento. Ler vários livros que te constroem. Na Bíblia, é legal você passar a ler o Novo Testamento, as cartas dos apóstolos, e depois ir para o Antigo Testamento. Já outros livros legais também você pode encontrar pela Editora Mundo Cristão, pela Nancy Rue, Joshua Harris, Lycia Barros, Patricia Geiger, que são excelentes autores para sua idade. Livros bons deles são "Seja você mesma", "Eu disse adeus ao namoro", "Garoto encontra garota", "A Bandeja - qual pecado te seduz" e "Eu escolhi esperar". Será muito bom pra ampliar seu conhecimento, hein.

Meus versículos favoritos para esse período são:

Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.
Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros”
- Ec 11:9-10


"Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor."  - 2 Tm 2:22

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” - Gl 6:7-10

“Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.” - 1 Jo 2:14

Bom, e isso é basicamente tudo o que gostaria de dizer sobre esse tema (um mergulho e tanto!), encerrando aqui meus dois posts sobre as fases da vida que estarei tratando na sessão "Aconselhamento". Depois de conhecer mais sobre essa sessão, se você tiver dúvidas a respeito dessas fases, pode estar comentando abaixo ou enviando um e-mail para princesa.de.letra@gmail.com, que estaremos orando e respondendo a você. Com certeza essa será uma sessão muito abençoada!!!

Fique na paz de Deus.
Ele sempre tem muito mais para nós.

Beijinhos do Rei, do Príncipe e do Conselheiro sempree :* :* :*

- por T.O.Reis



~~> Se você tem problemas com Mídia e com Escola, leia também: http://princesadeletra.blogspot.com.br/2014/03/sobre-pre-adolescencia.html

Posts mais vistos da semana:

Como eu consegui perdoar

Onde queremos chegar ?

Sobre as autoras

Céu, um grande quadro

Feminista ou feminina?