Museu da Língua Portuguesa
Continuando os relatos sobre o passeio, um dia depois de ir
à Bienal, dia 31, eu e minha tia visitamos o Museu da Língua Portuguesa.
Pra quem gosta de ler, escrever e de português é um MUNDO perfeito!
Foi a primeira vez que fui, e gostei bastante hein! É o tipo de lugar que é bom ir mais de uma vez, porque uma só não é suficiente pra absorver tanta informação.
Sobre o Museu:
Pra quem gosta de ler, escrever e de português é um MUNDO perfeito!
Foi a primeira vez que fui, e gostei bastante hein! É o tipo de lugar que é bom ir mais de uma vez, porque uma só não é suficiente pra absorver tanta informação.
Sobre o Museu:
Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa
abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três
primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o
espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da
América do Sul. (Fonte site oficial do museu)
Essa é a entrada, você paga 6 reais pra entrar e a meia é 3 reais. Eles te dão um ingresso para uma sessão que o museu passa regularmente, um filme de 10 minutos sobre a Língua Portuguesa, em seguida ir na Praça da Palavra. Você pega um elevador logo ali na frente, são três andares com o térreo.
Daí você entra lá...
Essa era a exposição "Futebol e Língua".
Essas bolas iluminadas abaixo tinham uma palavra típica usada no futebol, uma delas ficava vermelha e você tinha que bater nela. Ao bater, havia dois placares que explicavam mais sobre essas palavras.



Passar por esse corredor era de se encantar...
Essas fotos abaixo são da exposição, uma história completa sobre a nossa língua. Com elementos culturais, palavras indígenas, uma linha do tempo, e tudo muito interativo, dinâmico, e a gente aprendia muito.




Havia também umas curiosidades, como cartas antigas e as variações das palavras em nosso idioma e outros:
Você pode clicar na imagem para visualizá-la melhor. A primeira se refere as variações linguísticas, a segunda é a primeira página da carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Álvares Cabral, a época da descoberta do Brasil. A terceira foto é do diário de viagem de Vasco da Gama, um grande navegador português.

Esse era o filme que assistíamos, muito dinâmico e bem explicado, a história de nossa língua... Em seguida, a tela se virava e caminhando para adiante dela, estava a Praça da Palavra, onde sentávamos em pequenas arquibancadas enquanto palavras e poesias eram emitidas em projeções, sons e narrações, como se estivéssemos em outro mundo, espetacular. Pena que a foto não captou exatamente como estava, pois lá não é permitido tirar fotos com flash. Mas fica aqui um pedacinho desse lugar lindo:
Clique nas imagens para vê-las maior.
Talvez você conheça essas poesias e frases, são bastante famosas.
Naquele lugar, parecia que cada cantinho emanava poesia...
Achei uma experiência maravilhosa, mergulhar na história da nossa própria língua, vale à pena! Tenho vontade de voltar mais uma vez, pra captar melhor essa informações... rsrs! E você já foi?? Tem vontade de ir também?? Comente aqui embaixo ;)
Procurei resumir, porque, é muita coisa, difícil de só mostrar em uma postagem. Por isso fica a sugestão para visitar ;)
Fique na Paz!